O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Contagem recebeu oito novas ambulâncias para compor a frota do município. Três delas foram destinadas pelo Ministério da Saúde e as outras cinco foram adquiridas pela Secretaria de Saúde do município. As ambulâncias já foram realocadas e estão em serviço, garantindo a manutenção da qualidade assistencial à população e o fortalecendo do atendimento no município.
“Contagem tem o segundo maior Samu da região Macro Centro de Minas Gerais, abrangendo quase 1 milhão de habitantes. Então, essa parceria com o governo federal é essencial para que possamos ofertar excelência no atendimento. Estamos empenhados em uma gestão que garanta qualidade e eficiência dos serviços prestados”, destacou o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões ao celebrar mais esse importante avanço do setor.
Para o diretor do Samu Contagem, Marcelo Felix, a renovação da frota é uma conquista para a cidade. “Esta destinação do Ministério da Saúde representa um grande avanço para a renovação da nossa frota e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. As novas ambulâncias serão voltadas, exclusivamente, ao Samu 192, reforçando a Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS”.
Nesse sentido, a aquisição das novas ambulâncias é justificada pela necessidade de manter e aprimorar o atendimento de urgência móvel do Samu Contagem. Segundo Felix, a frota antiga já estava apresentando desgastes mecânicos, devido à alta demanda e ao funcionamento ininterrupto. “Estamos comprometidos em utilizar esses novos veículos para aprimorar ainda mais o atendimento de urgência e emergência em nossa cidade, garantindo rapidez e eficiência no socorro à população”, conclui.
Samu Contagem
Atualmente, o SUS Contagem conta com 11 ambulâncias do Samu, sendo sete Unidades de Suporte Básico (USB); duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e mais duas USB para atender os municípios de Ibirité e Sarzedo, que compõem a região de atendimento.